Fenômenos meteorológicos

Conceito

Fenômenos meteorológicos são eventos observáveis que são esclarecidos e explicados pela ciência da meteorologia. Estes eventos estão associados a variáveis que existem na atmosfera terrestre. São elas a temperatura, pressão atmosférica, umidade do ar, os gradientes e as interações de cada variável e como elas mudam com o decorrer tempo. A maioria dos fenômenos meteorológicos são observados na troposfera.

Ciclones e tornados

Os ciclones, por definição, são fortes ventos carregados de umidade que giram em sentido circular em razão do efeito coriólis. Geralmente, os ventos provocados apresentam velocidade superior a 200 km/h e possuem uma larga extensão, sendo completamente vistos somente por imagens de satélite. Os ciclones tropicais mais comuns formam-se em áreas de baixas latitudes, entre 5º e 20º, enquanto os ciclones extratropicais formam-se em regiões de elevadas latitudes. Quando um ciclone acontece no Oceano Pacífico ou no Índico, ele recebe o nome de Tufão. Já quando ele acontece no Oceano Atlântico, recebe o nome de Furacão. Os tornados, por sua vez, são fenômenos também motivados pelo rápido deslocamento do vento em forma circular, porém em menores extensões, mas com uma capacidade destrutiva até maior, haja vista que os seus ventos podem chegar a 800 km/h! Eles são muito comuns no interior continental da América do Norte.

Granizo

Granizo (pedra de gelo ou saraiva) é uma forma de precipitação que consiste na queda de pedaços irregulares de gelo, comumente chamados de pedras de granizo, provenientes de nuvens Cumulonimbus. Essas pedras são compostas por água no estado sólido e medem entre 0,5 e 5 centímetros de diâmetro em média, e podem pesar mais de 500 gramas, sendo as pedras maiores provenientes de tempestades mais severas.



Visite o INMET
Página web com várias imagens de fundo para download